Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

o valor da pessoa idosa

Continuam os dias com um sol radiante (ouvi na rádio temperatura máxima em Coimbra de 18ºC)...

Encontro-me a terminar um ensino clínico (última semana)... confesso que gostei muito de prestar cuidados de saúde primários, mas sinto que está na hora de sair e a vontade de entrar na mesma porta novamente à mesma hora toda a semana, já não me satisfaz...

Hoje foi diferente, tive oportunidade de durante a tarde realizar uma sessão de educação para a saúde "Cuidados à pessoa Idosa" e fiquei muto orgulhosa da forma como eu e todo o meu grupo foi recebido (amanha tenho outra :))

é importante sensibilizar as pessos para os cuidados que os idosos precisam...
tenho pena que nem todas as pessoas consigam olhar para o idodo da forma que ele merece.

Já pensaram no que aqueles olhos encovados já viram?
E a história de cada ruga?
E aqueles passos lentos de arrasto, alguma vez pensaram nos montes que correram e as bouças que saltaram?
E ainda dizem, que eles pararam no tempo, que não evoluem com as tecnologias....
aiaiia, são tantos os seus saberes, quanto já não aprendeste com os teus avós?
acho que conseguimos transmitir a nossa mensagem, é bom fazer bem aos mais velhos, foram eles que afinal de contas deram fruto ao que nós somos hoje, ou seja também nos fizeram bem...
ah... no final da sessão recebi 2 tulipas (dos alunos 8º ano) -----» é a flor preferida da minha mãe.


1 comentário:

Anónimo disse...

os idosos sao vistos cmo algo inutil e apra tal sao criados lares e asilos, agr ja ha laresdeluxo porque pensam que todo o dinheiro q os rodeia luxosamente lhes compra o que uma sociedade nao lhes consegue e lhes fecha as mentes pralhes dar..
preocupação(genuina), respeito ereconhecimento.

os avos, todosos velhotes sao pessoasque carregam consigo uma hsuitoria de vida onde oos tempos eram seguramente maisdificeis, mesmo que agr n exista emprego ,mas nos rodemos d tecnologias.. porque eles sempre souberam q o superfluo n era preciso! sabiam com 13 anos q a escola eraalgo qnao estava no horizontepois tinham cabras pra guardar, hortas pra cuidar...

cada pessoa dessasleva consigo todos os nascer do sol queviu, todo o suor que deitou por uma terraque hj nao e frutifera.

pelo menos em apreço..
porque o sol, esse, continua anascertodos os dias..
mas quem o ve com a força do trabalho e de uma vida é raro



dani